sábado, maio 21, 2011

Tradições seculares

Todas as terras têm as suas tradições e costumes. Elas representam o seu património, a riqueza humana, material, espiritual e moral das pessoas e dos povos. Há um adágio que confirma esta realidade: "cada terra com o seu uso; cada roca com o seu fuso".

Ora Pendilhe é um povo rico de tradições ancestrais. Mas é sobretudo no aspecto religioso que esses valores mais se fazem sentir. Fiquei curioso ao saber que quando alguém morre, é costume colocar no caixão, junto da pessoa defunta, um pouco de cera e um pouco de pão. Interroguei alguém, sobre o significado de tal prática e a resposta foi esta: "É um costume antigo. Porque quando a alma chegar junto de Deus, Ele irá perguntar: "que trazes cristão?" Ao que a pessoa responderá: "trago cera e pão". Parece uma resposta demasiado simplista, mas de facto tem um significado bem maior. A cera e o pão representam , sem dúvida, as duas virtudes teologais: a fé e a caridade. É evidente que diante do Pai do céu só podemos apresentar-nos com as obras da nossa fé. Um dia o Senhor nos dirá: "tive fome e deste-me de comer" (Mt 25,35). Recordemos a parábola das 10 virgens que foram ao encontro do esposo. As prudentes levaram azeite para as lâmpadas e entraram para o banquete; as insensatas, não levaram o azeite suficiente, e enquanto foram comprá-lo, veio o esposo e ficaram à porta (cf Mt 25, 1-13). São Tiago também nos adverte que a fé sem as obras está morta (cf.Tg 2,14-17).

O cristão é aquele que vive da fé recebida no batismo e procura realizar no dia a dia a obras da caridade imitando Jesus Cristo.

sexta-feira, maio 20, 2011

Mensagem do nosso bispo D.Jacinto


É com a maior satisfação que vos saúdo, caríssimos jovens, quando vos encontrais a ultimar os preparativos para a Jornada Diocesana da Juventude que antecede dois meses e meio a Jornada Mundial em Madrid.
De ambas as Jornadas colhereis melhores frutos quanto mais responsavelmente as preparardes, de modo que a vossa participação muito mais que uma agradável oportunidade de convívio, seja testemunho consciente da vossa fé no grande Amigo que é Jesus. Este foi de certeza o pensamento de Sua Santidade Bento XVI, ao enviar-vos a Mensagem que subordinou à Palavra de S. Paulo: Enraizados e edificados n’Ele… firmes na fé. O Santo Padre, ao convidar-nos para o grande encontro de Madrid, confidencia-nos o seu grande objectivo: “Gostaria que todos os jovens, quer os que partilham a nossa fé em Jesus Cristo, quer todos os que hesitam, que estão na dúvida ou não acreditam n’Ele, possam viver esta experiência que pode ser decisiva para a vida: a experiência do Senhor Jesus ressuscitado e vivo e do seu amor por todos nós.”
Ao pedir-vos que estejais presentes no próximo dia 28 de Maio, no Touro – Vila Nova do Paiva, recomendo-vos que, aproveitando os subsídios preparados pelo Secretariado Diocesano, reflictais, quer no grupo onde vos encontrais inseridos, quer individualmente, aquela mensagem do Santo Padre, interiorizando-a e levando-a à prática na vossa vida.
Permiti que mais uma vez utilize as palavras de Sua Santidade e vos diga: “Amados jovens, a Igreja conta convosco! Precisa da vossa fé viva, da vossa caridade e do dinamismo da vossa esperança. A vossa presença renova a Igreja, rejuvenesce-a e confere-lhe renovado impulso.”
Que Nossa Senhora, para quem tão filialmente nos voltamos neste mês que Lhe pertence, nos acompanhe nesta preparação.


Até 28 de Maio, se Deus quiser, e que o Senhor vos abençoe.
Lamego, 13 de Maio, Nossa Senhora de Fátima, de 2011.
+ Jacinto Tomaz de Carvalho

Jornada Diocesana da Juventude



Este ano a Jornada Diocesana da Juventude, terá lugar no nosso arciprestado, mais concretamente na paróquia do Touro, junto da praia fluvial. É uma excelente oportunidade para os nossos jovens conviverem com outros de diferentes partes da diocese e partilharem a sua fé. O tema para a jornada é o seguinte: "Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé" (Col. 2,7). Apelo a todos os jovens para que aproveitem e participem nesta jornada diocesana. É uma graça muito grande que Deus nos concede.

quarta-feira, maio 18, 2011

ADORMECEU NO SENHOR!



Faleceu no hospital de Viseu, no dia 12 de Maio, a srª Consolação Pereira Gomes, mais conhecida por Consolação Canseiro. Nasceu a 17 de Junho de 1918, ia por isso completar a bonita idade de 93 anos. Foi muito estimada pela familia e amigos, mas, recentemente o seu estado de saúde agravou-se. Filhos, netos, bisnetos e restantes familiares, agradecem a todas as pessoas das suas relações de amizade que assistiram aquele piedoso acto