quinta-feira, julho 24, 2008

Explicação do simbolismo do Monumento


Segue-se uma breve explicação do simbolismo do Monumento do Imaculado Coração de Maria.

Começa-se sempre por explicar pela base, que constitui os alicerces da Vida Espiritual.

Assim, os três degraus, a começar pelo primeiro junto à terra, representa o 1º. grau da Vida Espiritual, a saber, a isenção de pecado grave, em que só resiste a graça actual.
O segundo degrau, representa o 2º. grau da Vida Espiritual, desapego da falta venial. Ou seja, quando se cair em falta, que seja por fraqueza e não por malícia, dado que já existe graça santificante.
O terceiro grau, o superior, já junto à base do Monumento, é ainda mais difícil e significa desapego das coisas do mundo, isto é, servir-se das coisas como meio e não como fim. Mas uma vez subidos os anteriores, rezando e conservando-se na presença de Deus, pela acção da graça santificante, o Senhor e sua Santíssima Mãe não deixarão de ajudar.

A segui, temos as quatro colunas do Monumento, onde se prendem os vidros, que representam as quatro colunas da Igreja; os vidros representam a transparência que a nossa vida deve ter.

Depois, dentro do Monumento, está Nossa Senhora, ponte entre o Antigo e o Novo Testamento, porque nasceu ainda no tempo do Antigo Testamento, mas passa para o Novo Testamento, com a vinda de Jesus. Assim, Nossa Senhora é ponte e, ao mesmo tempo, intercessora, por ser a Mãe de Deus.

Depois, temos o telhado, com 4 águas, que representam os 4 rios do Paraíso, como nos fala o livro do Génesis 2, 11-14: «Um rio nascia no Éden para regar o jardim, dividindo-se, a seguir, em quatro braços. O nome do primeiro é Pichon, rio que rodeia toda a região de Havilá, onde se encontra ouro, ouro puro, sem misturas, e também se encontra lá bdélio e ónix. O nome do segundo rio é Guion, o qual rodeia toda a terra de Cuche. O nome do terceiro é Tigre, e corre ao oriente da Assíria. O quarto rio é o Eufrates.»

Nossa Senhora continua a ser a POnto, porque, pelo seu fiat trouxe Aquele que nos havia de remir pela falta dos nossos primeiros pais.

Por fim, em volta, temos 5 pilares, que sustentam um terço que se vê bem, pelas suas dimensões. Os 5 pilares representam os 5 primeiros sábados, pedidos na Mensagem de Fátima, e o terço está ali a lembrar que Nossa Senhora, nas seis aparições, pediu que se rezasse o Terço todos os dias.

A imagem de Nossa Senhora é a do Imaculado Coração de Maria, mostrada em Fátima aos Pastorinhos e na aparição do 13 de Junho de 1917. Nossa Senhora diz aos Pastorinhos que Jesus quer implantar no mundo a devoção ao seu Imaculado Coração. Mas, para isso, é necessário, não só conhecer a Mensagem de Fátima, mas também praticá-la e, pela sua vivência, levar outros a vivê-la.

Sem comentários: