sábado, maio 21, 2011

Tradições seculares

Todas as terras têm as suas tradições e costumes. Elas representam o seu património, a riqueza humana, material, espiritual e moral das pessoas e dos povos. Há um adágio que confirma esta realidade: "cada terra com o seu uso; cada roca com o seu fuso".

Ora Pendilhe é um povo rico de tradições ancestrais. Mas é sobretudo no aspecto religioso que esses valores mais se fazem sentir. Fiquei curioso ao saber que quando alguém morre, é costume colocar no caixão, junto da pessoa defunta, um pouco de cera e um pouco de pão. Interroguei alguém, sobre o significado de tal prática e a resposta foi esta: "É um costume antigo. Porque quando a alma chegar junto de Deus, Ele irá perguntar: "que trazes cristão?" Ao que a pessoa responderá: "trago cera e pão". Parece uma resposta demasiado simplista, mas de facto tem um significado bem maior. A cera e o pão representam , sem dúvida, as duas virtudes teologais: a fé e a caridade. É evidente que diante do Pai do céu só podemos apresentar-nos com as obras da nossa fé. Um dia o Senhor nos dirá: "tive fome e deste-me de comer" (Mt 25,35). Recordemos a parábola das 10 virgens que foram ao encontro do esposo. As prudentes levaram azeite para as lâmpadas e entraram para o banquete; as insensatas, não levaram o azeite suficiente, e enquanto foram comprá-lo, veio o esposo e ficaram à porta (cf Mt 25, 1-13). São Tiago também nos adverte que a fé sem as obras está morta (cf.Tg 2,14-17).

O cristão é aquele que vive da fé recebida no batismo e procura realizar no dia a dia a obras da caridade imitando Jesus Cristo.

2 comentários:

maria dos anjos disse...

obrigada Padre Aniceto pela explicação k deixou sobre a cera e o pão k colocam junto do corpo do falecido pois tambem ñ sabia o significado embora um dia alguem me tive-se explicado mas já ñ me lembrava por isso o meu muito obrigada ..um bj Maria dos anjos ,

maria dos anjos disse...

obrigada Padre Aniceto pela expicação pois já a minha avó me tinha explicado mas a minha memória já ñ me falhava nesse sentido ,agora já memorizei novamente e ñ mais esquecerei