terça-feira, novembro 01, 2011

Bênção da ampliação do Cemitério de Pendilhe


No dia 1 de Novembro, a Igreja celebra a Solenidade de Todos os Santos, que é uma "ocasião propícia para elevar o nosso olhar desde as realidades terrenas, marcadas pela temporalidade, até à dimensão de Deus, a dimensão da eternidade e da santidade" (Bento XVI, Angelus, 2011.11.01) 

 Na Paróquia, celebrou-se solenemente a Eucaristia, que contou com a presença do Sr. Presidente da Câmara de Vila Nova de Paiva, Dr. José Morgado, e outras autoridades camarárias, bem como a presença do Sr. Presidente da Junta de Pendilhe, Orlando Canceiro, e os restantes membros da Direcção da Junta, bem como os membros da Assembleia de Freguesia. Marcaram ainda presença os Escuteiros e Guias da Europa, e muitas pessoas que, neste dia, se deslocaram até Pendilhe para participarem na Santa Missa e na procissão. 

No final da Eucaristia, organizou-se a procissão até ao cemitério, na qual tomou parte activa a Irmandade das Almas e durante a qual foram rezados os responsos pelos defuntos. 

Habitualmente, a procissão ao cemitério costuma realizar-se no dia 02 de Novembro, no entanto, este ano, para facilitar a participação na procissão das muitas pessoas que de deslocaram a Pendilhe, optou-se por fazer a procissão hoje. 

Já no cemitério, e depois da oração pelos Fiéis Defuntos, foi benzida a ampliação do cemitério, que esteve a cargo da Junta de Freguesia de Pendilhe, em estreita colaboração com a Câmara Municipal. O novo espaço ficou, esteticamente, muito agradável. Também foi recuperada a zona antiga do cemitério. 

A todos aqueles que colaboraram para que a Solenidade de Todos os Santos pudesse ser tão intensamente vivida, deixo os mais sinceros agradecimentos e peço a Deus que os recompense abundantemente. 

À Junta de Freguesia e à Câmara Municipal deixo, em meu nome pessoal, e em nome da Paróquia, o agradecimento pelo esforço desenvolvido na recuperação e ampliação do cemitério.


Fotos gentilmente tiradas por Marcos Mendes


Sem comentários: