
Na tarde do dia 09 de Agosto, a Paróquia de Pendilhe consagrou-se ao Imaculado Coração de Maria.
Nossa Senhora havia pedido, primeiro em Fátima («Jesus quer estabelecer no Mundo a devoção ao Meu Imaculado Coração. A quem a abraçar, prometo a salvação, e serão queridas de Deus estas almas, como flores postas por Mim a adornar o Seu trono.» Nossa Senhora, em 13 de Junho de 1917), depois à Ir. Lúcia, a devoção ao seu Imaculado Coração.
Na tarde de sábado, o Sr. Bispo chegou por volta das 16.00h. Acompanharam-no, concelebrando a Santa Missa, o Rev. Pe. Acácio Nunes, Pároco de Pendilhe, o Rev. Sr. Cón. António Sousa Pinto, Pároco de Leomil e o Rev. Pe. José Alfredo G. Patrício, Vigário Paroquial de Pendilhe.
Antes do início da Santa Missa, procedeu-se à benção da Imagem e da Coroa do Imaculado Coração de Maria.

Seguiu-se depois a Santa Missa. Ao início, foram explicadas as razões da festa que Pendilhe estava a viver.

O Sr. Bispo, na homilia, comentando o Evangelho do dia, realçava a importância do cristão viver coerentemente a sua fé e enalteceu o exemplo da Mãe de Deus como modelo de vivência da fé em Cristo.
Depois da Santa Missa, deu-se início à procissão que levou o andor do Imaculado Coração de Maria, composto por 20o rosas brancas, da Igreja ao Monumento.

Chegados ao local, o Sr. Bispo fez uma breve alocução, seguindo-se depois a Consagração da Paróquia de Pendilhe ao Coração Imaculado de Maria. Em seguida, rezou-se a Salvé Rainha e ouviu-se o toque de continência em honra de Nossa Senhora. A imagem foi, então, colocada no Monumento que lhe estava destinada.

No final da cerimónia, a banda de música de Magueija (que abrilhantou a cerimónia), tocou os parabéns ao Sr. Bispo por ele celebrar as suas bodas de ouro sacerdotais.

Assistiram à cerimónia o Sr. Presidente da Câmara em representação de todo o concelho, bem como o Sr. Presidente da Assembleia Municipal, além do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Pendilhe e restantes elementos da Junta, a quem se agradece toda a colaboração prestada na construção do Monumento a Nossa Senhora.

Por fim, há que agradecer a todas as pessoas que, generosamente, colaboraram, na medida das suas possibilidades, para que este dia fosse possível, seja com o seu trabalho, seja com as suas ofertas.
Possa o Imaculado Coração de Maria a todos recompensar.
«Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará.»