domingo, agosto 20, 2006

A Santíssima Eucaristia

Na santíssima Eucaristia está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, a nossa Páscoa e o pão vivo que dá aos homens a vida mediante a sua carne vivificada e vivificadora pelo Espírito Santo.

“O Cristianismo, o Catolicismo não é um conjunto de proibições, mas uma opção positiva.” Aquilo que a Igreja propõe não é um conjunto de regras ou de normas; é verdade que elas existem, porque se não, a vida de uma comunidade não podia subsistir. Aquilo que a Igreja propõe é que recebamos o próprio Cristo… o mesmo que operou tantas curas, tantos milagres…

Quantas vezes nos sentimos cansados, atribulados por alguma dificuldade que supera as nossas forças, e fizemos essa experiência de vir ao pé do sacrário e de lhe abrirmos o coração… E novamente ouvimos no nosso coração: “Vinde a Mim, vós todos os que andais fatigados e abatidos, e Eu vos aliviarei!”

Deus não quis esperar que chegássemos ao Reino dos Céus para se dar todo a cada um de nós. O seu amor por ti e por mim é tão grande que já nesta terra quer que o possuamos, ocultando-se sob as aparências do pão no Santíssimo Sacramento. Ali está como detrás de um muro e dali nos contempla. Ainda que nós não O vejamos, Ele olha para nós dali, e ali se encontra realmente presente para que o recebamos, embora Se oculte para que o desejemos. (S. Afonso Maria de Ligório, Prática de amar a Jesus Cristo)

Sem comentários: