quinta-feira, julho 27, 2006

Sobre Pendilhe

Depois de alguns anos longe, não escondo que é com grande alegria que volto a residir em Pendilhe habitualmente, apesar de saber que, de um momento para o outro, por motivos de ordem profissional, pode acontecer ter que fazer as malas e ir morar para onde o D. Jacinto precise que eu vá.

Muitas coisas mudaram ao longo dos últimos anos na aldeia. A mais visível é todo o espaço da Latada. Depois de ter lido tudo aquilo que se escreveu, confesso que fiquei agradavelmente surpreendido. Todas as coisas se podem fazer sempre melhor, mas à primeira vista, o resultado final de todas as obras trouxe um espaço agradável, onde as pessoas se podem sentar e onde o grande senão, até ao momento, talvez a falta de sombras para as pessoas poderem estar sentadas. No entanto, uma vez que, nesta altura do ano, o dia é bastante longo, ao final da tarde está-se muito bem no espaço que foi criado ao lado da Igreja.

De um ponto de vista mais "paroquial", faz falta um caminho que permita aos carros aceder ao Adro da Igreja (isso torna-se necessário, sobretudo, no caso das funerárias, especialmente quando chegar a época do frio e das chuvas) e também um pequeno gradeamento que delimite o espaço do Adro da Igreja.

A este respeito, gostava de perguntar se alguém sabe se se vai realizar algum projecto para escavar o espaço onde, supostamente, está um muro com uma certa antiguidade, mesmo ao lado do Adro da Igreja. Pergunto isto porque, além do estado actual das escavações darem uma imagem de abandono do local, quando vierem as chuvas, aquele local vai ficar ainda mais feio. Alguém sabe se se vai fazer ali alguma coisa?

Por último, para tutelarem a integridade fisica dos peões, a estrada principal foi recheada com várias passadeiras, devido ao intenso tráfico automóvel da mesma. Ainda bem que alguém se preocupa com a vida dos imensos peões que, sem dúvida, irão respeitar as mesmas passadeiras escrupulosamente.

Sem comentários: