segunda-feira, outubro 29, 2007

Olhar para o Alto


«Mulher, estás livre da tua enfermidade»; e impôs-lhe as mãos. Ela endireitou-se logo e começou a dar glória a Deus. Mas o chefe da sinagoga, indignado por Jesus ter feito uma cura ao sábado.»
(Lc 13, 12-14)

“Quem está encurvado olha sempre para a terra, e quem olha para baixo não se lembra do preço pelo qual foi redimido”
São Gregório Magno, Homilias sobre os Evangelhos, 31, 8

quarta-feira, outubro 24, 2007

Fidelidade


A quem muito foi dado, muito será exigido; a quem muito foi confiado, mais se lhe pedirá».
(Lc 12, 48)

“Cada homem, cada mulher é como um soldado que Deus destaca para velar por uma parte da fortaleza do Universo. Uns estão nas muralhas e outros no interior do castelo, mas todos devem ser fiéis ao seu posto de sentinela e não abandoná-lo nunca; caso contrário, o castelo ficará exposto aos assaltos do inferno”.
(Autor desconhecido)

terça-feira, outubro 23, 2007

Vigiai e orai


«Felizes esses servos, que o senhor, ao chegar, encontrar vigilantes.»
(Lc 12, 37)

“Vigiar é próprio do amor. Quando se ama uma pessoa, o coração está sempre vigilante, esperando-a, e cada minuto que passa sem ela é em função dela e transcorre em vigilância [...].
Jesus pede amor. Por isso solicita vigilância”
Chiara Lubich, Meditações

quinta-feira, outubro 18, 2007

Festa de S. Lucas, Evangelista


«A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao dono da seara que mande trabalhadores para a sua seara.»
(Lc 10, 3)

“– O Senhor chamou-nos, a nós católicos, para que O seguíssemos de perto; e, nesse Texto Santo, encontras a Vida de Jesus; mas, além disso, deves encontrar a tua própria vida.
Aprenderás a perguntar tu também, como o Apóstolo, cheio de amor: «Senhor, que queres que eu faça?...» A Vontade de Deus!, ouvirás na tua alma de modo terminante.
Pois bem, pega no Evangelho diariamente, e lê-o e vive-o como norma concreta. – Assim procederam os santos”
S. Josemaria Escrivá, Sulco, 764

quarta-feira, outubro 17, 2007

Dia Mundial das Missões



No próximo domingo, celebramos o Dia Mundial das Missões. Na Mensagem que escreveu para este dia, o Santo Padre Bento XVI refere que «não cessam de ecoar, como chamada universal e apelo urgente, as palavras com as quais Jesus Cristo, crucificado e ressuscitado antes de subir ao Céu, confiou aos Apóstolos o mandamento missionário: "Ide, pois, ensinai todas as nações, baptizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo ensinando-as a cumprir tudo quanto vos tenho mandado". E acrescentou: "Eu estarei sempre convosco, até ao fim do mundo" (Mt 28, 19-20).»

Todos os cristãos são, por isso, convidados a rezar para que a Boa Nova, que é o Evangelho, seja anunciada em todo o mundo. Além disso, na Santa Missa do próximo domingo, essa oração será acompanhada por uma oferta voluntária que permita ajudar aqueles que anunciam o Evangelho nas terras de missão.

Documentação
Obras Missionárias Pontifícias
Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Missões
Decr. Apostolicam actuositatem do Concílio Vaticano II

terça-feira, outubro 09, 2007

Marta e Maria


«Marta, Marta, andas inquieta e preocupada com muitas coisas, quando uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada».Lc 10, 42

"Marta ocupava-se em muitas coisas, dispondo e preparando a refeição do Senhor. Pelo contrário, Maria preferiu alimentar-se do que dizia o Senhor. Não reparou de certo modo na agitação contínua de sua irmã e sentou-se aos pés de Jesus, sem fazer outra coisa senão escutar as Suas palavras. Tinha compreendido de forma fidelíssima o que diz o Salmo: 'Descansai e vede que Eu sou o Senhor' (Ps 46,11). Marta consumia-se, Maria alimentava-se; aquela abarcava muitas coisas, esta só atendia a uma. Ambas as coisas são boas"
Santo Agostinho, Sermão 103

Créditos:
Imagem