segunda-feira, novembro 28, 2011

Início do Advento

Aconteceu mesmo.

 – O pai está? 
– Acho que não, respondeu o menino. Quem fala? 
– Diga-lhe que lhe telefonou o Jesus… 
- Ai tu és o Jesus? 
– Sou, sim…, disse o amigo do pai, um pouco intrigado com a pergunta do menino. 
– Olha, eu gosto muito de Ti! Todos cá em casa gostamos muito de Ti! Espera, eu vou chamar o meu irmão… É o Jesus, vem cá! 
– Ai tu és o Jesus? Eu também te amo!...
Do outro lado, só um nó na garganta, e resposta impossível. Do outro lado… 

Do outro lado, também o «Outro», o verdadeiro Jesus, ouvia, comovido, aquelas declarações de amor em silêncio. Valia a pena ter morrido por nós para ouvir as nossas declarações de amor, pois para ouvi-las é que morreu na Cruz. 

«Vem, Senhor Jesus!», põe-nos na boca a Liturgia da Igreja. Também nesta nossa Casa, todos gostamos muito de Jesus e aprendemos a gostar cada vez mais. Chama os teus irmãos, porque é Jesus quem chama e espera escutar a voz de cada um. 

«Vem, Senhor Jesus!» Nem sabemos bem o que pedimos; pedimos tudo; pedimos a felicidade actual e eterna. Estamos pedindo a bem-aventurança. E «quem só pede ao Senhor a bem-aventurança e só por ela anseia, pede com segurança e certeza, e não teme receber com ela qualquer dano, porque pede aquilo sem o qual de nada lhe serviria qualquer outra coisa que recebesse, orando como convém. Esta é a única verdadeira vida bem-aventurada: contemplar eternamente a bondade do Senhor, na imortalidade e incorruptibilidade de corpo e alma. Só por causa desta felicidade se buscam outros bens, só com esta finalidade se pede como convém. Quem alcançar a vida bem-aventurada terá tudo o que deseja e nela nada encontrará que não lhe convenha» (S.to Agostinho, «ad Probam»). 

O silêncio do Menino no seio de Maria, o silêncio do Menino no Presépio, como o silêncio de Jesus no Sacrário, é um silêncio expectante. «Vem, Senhor Jesus!», mostra-nos a tua face, mostra-nos o teu sorriso, mostra-nos o teu amor, e já nada nos inquietará. Basta-nos saber que nos amas para saber que nos perdoas e nos esperas no Céu. «Eu vos digo que tudo o que pedirdes na oração, crede que já o recebestes» (Mc 11, 24), responde-nos o Senhor. Pois, se já O recebemos pela fé e pela Sagrada Comunhão, penhor da vida eterna, de que mais precisamos que não esteja contido em Jesus?

P. Hugo de Azevedo

Falecimento

No passado dia 20 de Novembro, faleceu a Sra. Conceição Marques, viúva do Sr. Benjamim Mendes, no Lar de Mioma.

O seu funeral realizou-se no dia seguinte, na Igreja Matriz de Pendilhe.

A Santa Missa de 7º. dia será celebrada hoje, com início pelas 16h00.

Ao Júnior, restante família e amigos deixo os mais sinceros pêsames e a certeza das minhas orações.

Programa semanal da Paróquia

Programa Semanal da Paróquia de Pendilhe de 28 de Novembro a 04 de Dezembro de 2011

domingo, novembro 20, 2011

Programa semanal da Paróquia de Pendilhe, de 21 a 27 de Novembro de 2011

Programa semanal da Paróquia de Pendilhe de 21 a 27 de Novembro de 2011

sábado, novembro 19, 2011

D. António Couto, novo Bispo de Lamego

Com data de hoje, o Santo Padre nomeou o Sr. D. António José da Rocha Couto como novo Bispo de Lamego, sucedendo, desta maneira, ao Sr. D. Jacinto Tomaz de Carvalho Botelho que, há cerca de um ano, tinha pedido a renúncia ao cargo, por ter atingido os 75 anos de idade.

O Sr. D. António Couto nasceu a 18 de Abril de 1952, em Vila Boa do Bispo, concelho de Marco de Canaveses.

A 2 de Outubro de 1963 entrou no Seminário de Tomar, da Sociedade Portuguesa das Missões Ultramarinas, hoje Sociedade Missionária da Boa Nova. Recebeu a ordenação sacerdotal em Cucujães, em 3 de Dezembro de 1980.

Os primeiros anos de sacerdócio foram vividos no Seminário de Tomar, acompanhando os alunos do 11.º e 12.º anos. No ano lectivo de 1981-1982 foi Professor de Religião e Moral Católica na Escola de Santa Maria do Olival, em Tomar. Em 1982 fez o curso de Capelães Militares, na Academia Militar, e foi nomeado capelão militar do Batalhão de Serviço de Material, do Entroncamento, e, pouco depois, também da Escola Prática de Engenharia, de Tancos.

Transferiu-se depois para Roma, para a Pontifícia Universidade Urbaniana, onde, em 1986, obteve a licenciatura canónica em Teologia Bíblica. Na mesma Universidade obteve, em 1989, o respectivo Doutoramento, depois da permanência de cerca de um ano em Jerusalém, no Studium Biblicum Franciscanum.

No ano lectivo de 1989-1990 foi professor de Sagrada Escritura no Seminário Maior de Luanda. Regressou então a Portugal, e foi colocado no Seminário da Boa Nova, de Valadares, com o encargo da formação dos estudantes de teologia. É professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, núcleo do Porto, desde o ano lectivo de 1990-1991.

De 1996 a 2002 foi Reitor do Seminário do Seminário da Boa Nova, de Valadares. Foi também Vigário Geral da Sociedade Missionária da Boa Nova de 1999 a 2002, ano em que foi eleito Superior Geral da mesma Sociedade Missionária da Boa Nova, cargo que ocupou até à data da sua Ordenação Episcopal, em 23 de Setembro de 2007.

A SMBN é composta por sacerdotes diocesanos e leigos que se consagram à evangelização. Surgida em Portugal em 1930, dedica-se à evangelização ad gentes em Moçambique (desde 1937), Angola (desde 1970), Brasil (desde 1970), Zâmbia (desde 1980) e Japão (desde 1998).
Em 2004, João Paulo II nomeou o novo Bispo de Lamego como membro da Congregação para a Evangelização dos Povos.

D. António Couto é colaborador do Programa ECCLESIA (RTP2), da Igreja Católica, tendo colaborado regularmente desde 2003, na sua qualidade de biblista.

É autor dos seguintes livros: Até um dia (poemas) 1987; Raízes histórico-culturais da Vila Boa do Bispo (1988); A Aliança do Sinai como núcleo lógico-teológico central do Antigo Testamento (tese de doutoramento), 1990; Como uma dádiva. Caminhos de antropologia bíblica, 2002 (2.ª edição revista em 2005); Pentateuco. Caminho da vida agraciada, 2003 (2.ª edição revista, 2005). E também autor de inúmeros artigos em enciclopédias, colectâneas e revistas.

Na última Reunião Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, foi eleito Presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização.

Ao Sr. D. Jacinto Botelho, toda a Diocese está grata pelo seu incansável ministério ao longo de todos os anos em que esteve à frente dos destinos desta porção do Povo de Deus.

Damos também as boas vindas ao Sr. D. António Couto, na certeza que, desde já, rezamos pela sua pessoa e intenções.

sexta-feira, novembro 18, 2011

Visita às famílias

A partir da próxima segunda feira, começarei a visita a todas as famílias da Paróquia. 

A visita pretende, por um lado, permitir fazer um ficheiro paroquial, até ao momento inexistente. 

Por outro lado, será uma oportunidade de ter um breve momento de oração em cada casa e de permitir às pessoas apresentarem ideias e propostas de actividades que possam vir a ser desenvolvidas na Paróquia.

As visitas decorrerão nos dias de semana, entre as 18h30 e as 20h00, de maneira a poder aproveitar o facto de os estudantes, a essa hora, já se encontrarem em casa, regressados das respectivas escolas.

segunda-feira, novembro 14, 2011

Programa Semanal da Paróquia

Programa Semanal de 14 a 20 de Novembro

Inscrições para o Crisma

De 13 a 30 de Novembro, estão abertas as inscrições para todos os jovens e adultos que desejem receber o Sacramento da Confirmação. Pode fazer a sua inscrição quem tiver nascido até ao ano de 1996 (inclusive).

Para efectuar a inscrição, pode enviar-se um email para aqui ou entrar em contacto com o Pároco.

segunda-feira, novembro 07, 2011

Programa semanal

Programa semanal de 07 a 13 de Novembro de 2011

Falecimento


Faleceu, em Lisboa, a Sra. Conceição Ferreira.


O seu funeral realiza-se amanhã, terça feira, com o levantamento do féretro em sua casa pelas 14h45 e a Santa Missa de corpo presente, com Ofícios, terá início pelas 15h00, na Igreja Paroquial.

Por compromissos já previamente assumidos, não me será possível presidir ao funeral, pelo que aproveito este meio para manifestar à família e amigos da Sra. Conceição os mais profundos pêsames e a certeza das minhas orações de sufrágio.

sábado, novembro 05, 2011

Magusto para os jovens

No próximo Domingo, dia 06 de Novembro, haverá um Magusto, entre as 17h00 e as 18h00, no Salão Paroquial de Pendilhe, aberto a todos os jovens da Paróquia e ao Grupocatolico Pendilhense


Veremos um pequeno vídeo sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, que se realizaram no passado mês de Agosto, em Madrid. Aparece e trás os amigos!

Escuteiros recolhem bens


Os Escuteiros e Guias da Europa, de Pendilhe, recolherão, ao longo da tarde de Domingo, 6 de Novembro, todos os bens que as pessoas quiserem doar a quem mais precisa: roupas, objectos, etc.

Todos podemos colaborar!

terça-feira, novembro 01, 2011

Bênção da ampliação do Cemitério de Pendilhe


No dia 1 de Novembro, a Igreja celebra a Solenidade de Todos os Santos, que é uma "ocasião propícia para elevar o nosso olhar desde as realidades terrenas, marcadas pela temporalidade, até à dimensão de Deus, a dimensão da eternidade e da santidade" (Bento XVI, Angelus, 2011.11.01) 

 Na Paróquia, celebrou-se solenemente a Eucaristia, que contou com a presença do Sr. Presidente da Câmara de Vila Nova de Paiva, Dr. José Morgado, e outras autoridades camarárias, bem como a presença do Sr. Presidente da Junta de Pendilhe, Orlando Canceiro, e os restantes membros da Direcção da Junta, bem como os membros da Assembleia de Freguesia. Marcaram ainda presença os Escuteiros e Guias da Europa, e muitas pessoas que, neste dia, se deslocaram até Pendilhe para participarem na Santa Missa e na procissão. 

No final da Eucaristia, organizou-se a procissão até ao cemitério, na qual tomou parte activa a Irmandade das Almas e durante a qual foram rezados os responsos pelos defuntos. 

Habitualmente, a procissão ao cemitério costuma realizar-se no dia 02 de Novembro, no entanto, este ano, para facilitar a participação na procissão das muitas pessoas que de deslocaram a Pendilhe, optou-se por fazer a procissão hoje. 

Já no cemitério, e depois da oração pelos Fiéis Defuntos, foi benzida a ampliação do cemitério, que esteve a cargo da Junta de Freguesia de Pendilhe, em estreita colaboração com a Câmara Municipal. O novo espaço ficou, esteticamente, muito agradável. Também foi recuperada a zona antiga do cemitério. 

A todos aqueles que colaboraram para que a Solenidade de Todos os Santos pudesse ser tão intensamente vivida, deixo os mais sinceros agradecimentos e peço a Deus que os recompense abundantemente. 

À Junta de Freguesia e à Câmara Municipal deixo, em meu nome pessoal, e em nome da Paróquia, o agradecimento pelo esforço desenvolvido na recuperação e ampliação do cemitério.


Fotos gentilmente tiradas por Marcos Mendes