sexta-feira, setembro 23, 2011

Falecimento

Faleceu de modo súbito, com 84 anos de idade a Sra Esperança, mais conhecida por Maria Neves. Ainda há pouco tempo se encontrava bem. Na visita mensal do pároco, confessou-se e recebeu a sagrada comunhão. O seu funeral realizar-se-á amanhã, sábado, pelas 9 horas. Que o Senhor a receba na sua glória.

O BANQUETE DA PALAVRA: Comentário à Missa do Próximo Domingo



O BANQUETE DA PALAVRA: Comentário à Missa do Próximo Domingo: Domingo, 26º Tempo Comum 25 de Setembro 2011 Ninguém se salva sem os outros Os outros são o verdadeiro desafio da vi...

Agência Ecclesia

As noticias sobre a Igreja:
Agência Ecclesia

quarta-feira, setembro 07, 2011

Bodas de Ouro do Seminário Maior de Lamego

O Seminário Maior de Lamego, foi inaugurado em 1961. Celebra este mês a bonita idade de 50 anos (bodas de ouro). Para a sua construção contribuiram os fiéis da nossa diocese. Algumas pessoas de Pendilhe ainda se recordam dos cortejos que se organizaram para o efeito, pois nessa altura as economias também eram escassas. Para assinalar a efeméride, foi elaborado um programa de celebraçõs que inclui: retiro do clero de 11 a 14 de Setembro, orientado pelo Sr.D.António Francisco dos Santos, dignissimo bispo de Aveiro, que foi também Vice-Reitor e professor durante alguns anos no nosso querido Seminário. Dia 17, a Sociedade Filarmónica de Lalim dará um concerto, no Seminário, seguindo-se a celebração da Eucaristia, presidida pelo Sr. D.Jacinto, bispo de Lamego. A terminar o dia, haverá uma atuação do famoso artista Rão Kião. Esta celebração jubilar conta com o apoio da ASEL (Associação dos Antigos Seminaristas). Todos nós, enquanto diocesanos e amigos do Seminário de Lamego, onde se formaram tantos sacerdotes, devemos associar-nos também à efeméride, pelo menos, rogando ao Senhor da messe que nos conceda muitas e santas vocações.

terça-feira, setembro 06, 2011

Luto em Pendilhe

A noticia chegou, como uma bomba, e todos estremecemos de dor. O Márcio Fernando, da quinta da Escaleira, tinha falecido de acidente automóvel. Nem queriamos acreditar! Mas era verdade. Quando no sábado,pelas 22h15, regressava a casa, com a namorada, deu-se o desfecho fatal, perto de Adomingueiros. A namorada, da Póvoa, essa foi levada para o hospital mas já regressou a casa. O funeral do Márcio realizou-se na segunda-feira e a igreja de Pendilhe foi pequena para acolher uma multidão de gente que lhe quis manifestar, a ele e à familia, a sua comunhão na fé e na esperança. Que o Senhor o receba no seu Reino.

quinta-feira, setembro 01, 2011

Residência Paroquial







Aquela que foi durante muitos anos a residência do pároco, Sr. Cónego Clara Angelo, encontra-se hoje num estado deplorável. Quando a visitei pela primeira vez, fiquei chocado com o grau de destruição em que se encontrava; mais parecia uma casa nos arredores de Tripoli, atingida pelos misseis. Como é possivel, pensei. Porque fizeram isto, com que intenção? Não há explicação. Com o recomeço do novo ano pastoral, a Comissão da Igreja reuniu e concordou em dar-lhe um pequeno arranjo para servir de apoio à catequese, ficando o Centro paroquial mais resguardado para habitação do pároco. Os trabalhos já recomeçaram como as imagens documentam. A vontade é grande, e se Deus quiser, daremos aquele espaço uma dignidade que ele merece. Contamos com o apoio de todos.