quarta-feira, dezembro 30, 2009

Horário da Santa Missa

No dia 30 de Dezembro, será celebrada a Santa Missa na Igreja Paroquial às 16h00.

No dia 01 de Janeiro, a Santa Missa será ao meio dia.

No dia 03 de Janeiro, a Santa Missa será às 09h00.

quarta-feira, dezembro 23, 2009

Votos de um Santo Natal

Em cada criança, está espelhado o Menino de Belém. Cada criança pede o nosso amor. Pensemos, pois, nesta noite de modo particular também naquelas crianças às quais é recusado o amor dos pais; nos meninos da rua que não têm o dom de um lar doméstico; nas crianças que são brutalmente usadas como soldados e feitas instrumentos da violência, em vez de poderem ser portadores da reconciliação e da paz; nas crianças que, através da indústria da pornografia e de todas as outras formas abomináveis de abuso, são feridas até ao fundo da sua alma. O Menino de Belém é um renovado apelo que nos é dirigido para fazermos tudo o que for possível a fim de que acabe a tribulação destas crianças; para fazermos tudo o que for possível a fim de que a luz de Belém toque os corações dos homens.

Bento XVI, Homilia, 2008.12.24

Votos de um Santo Natal e de um ano de 2010 cheio de alegrias e bênçãos do Céu, são os votos do Pároco.

domingo, dezembro 20, 2009

Fotografias da visita pastoral do Sr. Bispo

Estão disponíveis algumas fotografias da visita pastoral do Sr. Bispo AQUI>>

Celebração do Crisma

No dia 20 de Dezembro de 2009, o Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo de Lamego, concluiu a sua visita pastoral à Paróquia de Pendilhe, presidindo à Santa Missa com a celebração do Sacramento da Confirmação a cerca de 30 pessoas.

À sua chegada, os Escuteiros e Guias da Europa ofereceram ao Sr. Bispo um ramo de flores. Em seguida, à porta da Igreja, o Sr. D. Jacinto beijou a cruz paroquial.

Depois, teve início a Santa Missa, com o Sr. Bispo a indicar as intenções pelas quais ia celebrar de maneira especial.

Na sua homilia, além da preparação para o Natal, o Sr. Bispo realçou a necessidade que cada confirmando assumisse seriamente o seu compromisso de uma vida cristã séria e coerente.

No final da Santa Missa, o Sr. Bispo, em Ano Sacerdotal, lembrou a figura de 4 sacerdotes ligados a Pendilhe: o Rev. Sr. Cón. António Clara Ângelo, o Mons. Ilídio Fernandes, o Sr. Pe. João Gonçalves e o Sr. P. Adérito.

Ao terminar a Santa Missa, o Pároco de Pendilhe, Sr. P. Acácio, agradeceu ao Sr. Bispo a sua presença e as suas palavras.

Da parte da tarde, houve exposição do Santíssimo, terço e bênção com o Santíssimo. No final, realizou-se a procissão ao cemitério, na qual tomou parte activa a Irmandade das Almas e do Santíssimo Sacramento. Já no cemitério, o Sr. Bispo orou pelos defuntos, terminando assim a visita pastoral.


Agradecemos ao Sr. Bispo a sua presença, bem como a todos aqueles que, de maneira mais directa, colaboraram para que a visita pastoral decorresse da melhor maneira possível.

Visita pastoral do Sr. Bispo de Lamego

No dia 19 de Dezembro de 2009, o Sr. D. Jacinto Botelho deu início à visita pastoral à Paróquia de Pendilhe.

Por volta das 15h, o Sr. Bispo dirigiu-se à sede da Associação "Alvorada na Serra", onde teve oportunidade de visitar os idosos apoiados pela instituição, que celebravam o almoço de Natal.

Depois, teve oportunidade de visitar vários doentes, espalhados um pouco pela paróquia. Pelo meio, ainda houve a oportunidade de visitar o Museu Rural de Pendilhe, numa visita amavelmente guiada pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia.
Seguiu-se o encontro com algumas das pessoas que mais directamente colaboram na Paróquia: Conselho Económico, Irmandade das Almas, Grupo Coral e catequese.
Ao final da tarde, teve lugar o encontro com aqueles que, no dia seguinte, receberiam o Sacramento da Confirmação. Este encontro impressionou vivamente o Sr. Bispo pelo modo atento e sereno como decorreu.