segunda-feira, agosto 18, 2008

Festa da Padroeira


No dia 15 de Agosto, a Paróquia de Pendilhe revestiu-se de festa para celebrar a sua Padroeira, Nossa Senhora da Assunção.

A Solene Eucaristia da festa teve início pelas 10.30h da manhã, e foi presidida pelo Vigário Paroquial, Pe. José Alfredo.

Depois da Santa Missa, teve início a procissão, que levou a imagem da Padroeira a percorrer as várias ruas da freguesia.

quarta-feira, agosto 13, 2008

Falecimento

Hoje entrou na Casa do Pai a Sra. Zilda Reis.

O seu funeral realizar-se-á amanhã na Igreja Paroquial.

À sua família e amigos deixo os mais sinceros pêsames e a certeza das minhas orações de sufrágio.

domingo, agosto 10, 2008

Consagração da Paróquia ao Imaculado Coração de Maria


Na tarde do dia 09 de Agosto, a Paróquia de Pendilhe consagrou-se ao Imaculado Coração de Maria.

Nossa Senhora havia pedido, primeiro em Fátima («Jesus quer estabelecer no Mundo a devoção ao Meu Imaculado Coração. A quem a abraçar, prometo a salvação, e serão queridas de Deus estas almas, como flores postas por Mim a adornar o Seu trono.» Nossa Senhora, em 13 de Junho de 1917), depois à Ir. Lúcia, a devoção ao seu Imaculado Coração.

Na tarde de sábado, o Sr. Bispo chegou por volta das 16.00h. Acompanharam-no, concelebrando a Santa Missa, o Rev. Pe. Acácio Nunes, Pároco de Pendilhe, o Rev. Sr. Cón. António Sousa Pinto, Pároco de Leomil e o Rev. Pe. José Alfredo G. Patrício, Vigário Paroquial de Pendilhe.

Antes do início da Santa Missa, procedeu-se à benção da Imagem e da Coroa do Imaculado Coração de Maria.

Seguiu-se depois a Santa Missa. Ao início, foram explicadas as razões da festa que Pendilhe estava a viver.


O Sr. Bispo, na homilia, comentando o Evangelho do dia, realçava a importância do cristão viver coerentemente a sua fé e enalteceu o exemplo da Mãe de Deus como modelo de vivência da fé em Cristo.

Depois da Santa Missa, deu-se início à procissão que levou o andor do Imaculado Coração de Maria, composto por 20o rosas brancas, da Igreja ao Monumento.

Chegados ao local, o Sr. Bispo fez uma breve alocução, seguindo-se depois a Consagração da Paróquia de Pendilhe ao Coração Imaculado de Maria. Em seguida, rezou-se a Salvé Rainha e ouviu-se o toque de continência em honra de Nossa Senhora. A imagem foi, então, colocada no Monumento que lhe estava destinada.


No final da cerimónia, a banda de música de Magueija (que abrilhantou a cerimónia), tocou os parabéns ao Sr. Bispo por ele celebrar as suas bodas de ouro sacerdotais.


Assistiram à cerimónia o Sr. Presidente da Câmara em representação de todo o concelho, bem como o Sr. Presidente da Assembleia Municipal, além do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Pendilhe e restantes elementos da Junta, a quem se agradece toda a colaboração prestada na construção do Monumento a Nossa Senhora.

Por fim, há que agradecer a todas as pessoas que, generosamente, colaboraram, na medida das suas possibilidades, para que este dia fosse possível, seja com o seu trabalho, seja com as suas ofertas.

Possa o Imaculado Coração de Maria a todos recompensar.

«Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará.»

domingo, agosto 03, 2008

Monumento do Imaculado Coração de Maria quase pronto


O Monumento do Coração Imaculado de Maria e as obras na área envolvente estão quase prontas. Graças à generosidade e dedicação de várias pessoas, como o Sr. Cabo RV Armando Silva, que superintende aos trabalhos, os pormenores de arranjos estão quase prontos.

A imagem do Imaculado Coração de Maria que, no dia 09, será colocada no Monumento já está na Igreja e será benzida no dia da inauguração.