segunda-feira, abril 14, 2008

O Bom Pastor


«Eu sou o Bom Pastor. O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas. O mercenário, como não é pastor nem são suas as ovelhas, logo que vê vir o lobo, deixa as ovelhas e foge, enquanto o lobo as arrebata e dispersa. O mercenário não se preocupa com as ovelhas. Eu sou o Bom Pastor: conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-Me».

Jo 10, 11-13

"O bom pastor oferece a vida pelas suas ovelhas" (cf. Jo 10, 11). João utiliza o verbo tithénai oferecer, que repete nos versículos seguintes (15.17.18); encontramos o mesmo verbo na narração da Última Ceia, quando Jesus "depôs" as suas vestes para depois "as retomar" (cf. Jo 13, 4.12). É claro que deste modo se deseja afirmar que o Redentor dispõe com absoluta liberdade da própria vida, de modo a poder oferecê-la e depois retomá-la livremente. Cristo é o verdadeiro Bom Pastor que deu a vida pelas suas ovelhas, por nós, imolando-se na Cruz. Ele conhece as suas ovelhas e as suas ovelhas conhecem-no, como o Pai o conhece a Ele e Ele ao Pai (cf. Jo 10, 14-15). Não se trata de mero conhecimento intelectual, mas de uma relação pessoal profunda; um conhecimento do coração, próprio de quem ama e de quem é amado; de quem é fiel e de quem sabe que, por sua vez, se pode confiar; um conhecimento de amor em virtude do qual o Pastor convida os seus a segui-lo, e que se manifesta plenamente no dom que lhes faz da vida eterna (cf. Jo 10, 27-28).

Bento XVI,Homilia , 2007.04.29

sábado, abril 12, 2008

Baptismo


Na manhã de hoje, recebeu o Sacramento do Baptismo a Inês Carvalho Cerdeira, filha de Carlos Manuel Silca Cerdeira e de Sílvia Alexandra Silva Carvalho. Foram seus padrinhos Tiago João Cerdeira das Neves e Teresa Alexandra Marcelino Lisboa.

À Inês, aos seus pais e familiares desejo as maiores felicidades.

terça-feira, abril 08, 2008

Eucaristia


«Eu sou o pão da vida: quem vem a Mim nunca mais terá fome, quem acredita em Mim nunca mais terá sede».

Jo 6, 35

"A «fracção do pão» — tal era ao início a designação da Eucaristia — sempre esteve no centro da vida da Igreja. Por ela Cristo torna presente, no curso do tempo, o seu mistério de morte e ressurreição. Nela, Cristo em pessoa é recebido como «o pão vivo que desceu do céu» (Jo 6,51) e, com ele, é-nos dado o penhor da vida eterna, em virtude do qual se saboreia antecipadamente o banquete eterno da Jerusalém celeste."

João Paulo II, Mane nobiscum, 2004.10.07, n. 3

quarta-feira, abril 02, 2008

Baptismo

No passado dia 30 de Março recebeu o Sacramento do Baptismo o Paulo Alexandre Esteves Pereira, filho de Francisco José Pereira Silva e de Anabela Esteves Pereira.

O Baptismo foi administrado no decorrer da Santa Missa de Domingo, perante toda a Paróquia.

Ao Paulo e aos seus pais desejo as maiores felicidades.