sábado, março 29, 2008

Falecimento

Na manhã de ontem, faleceu o Sr. Benjamim Mendes, no Hospital de Viseu. Foi um dos maiores benfeitores da nossa Igreja Matriz e, concerteza, do Céu, continuará a ajudar-nos.

No seu funeral, realizado esta manhã pelas 9.30h foram muitas as pessoas que quiseram marcar presença.

À sua família deixo os mais sentidos pêsames e a certeza das minhas orações. Toda a paróquia fica reconhecida à generosidade com que o Sr. Benjamim sempre manifestou o seu amor pela nossa Igreja e Freguesia.

sexta-feira, março 28, 2008

Falecimento

Na noite passada, faleceu a Sra. Piedade, irmã do Sr. António Inácio, residente no Eido d'Além.

O seu funeral realiza-se hoje, sexta feira, pelas 15.00h na Igreja Matriz.

À sua família deixo os mais sentidos pêsames e a certeza das minhas orações.

domingo, março 16, 2008

Domingo de Ramos


Na manhã de hoje, foi ao pé da Capela da Rainha Santa Isabel que foram benzidos os ramos, seguindo-se a procissão para a Igreja Matriz, onde foi celebrada a Santa Missa solene da Paixão do Senhor, com a qual tem início a Semana Santa.

«O governador tomou a palavra e perguntou-lhes:
«Qual dos dois quereis que vos solte?».
Eles responderam:
«Barrabás».
Disse-lhes Pilatos:
«E que hei-de fazer de Jesus, chamado Cristo?».
Responderam todos:
«Seja crucificado».
(Mt 27, 21-23)

A escolha entre Jesus e Barrabás não pertence ao passado. Porque amar implica a liberdade, hoje todos temos que escolher entre Jesus e Barrabás. O Barrabás do poder, do dinheiro, do orgulho, da autosuficiência.
Senhor, ajuda-me a escolher-Te sempre a Ti, mesmo que os meus pecados, com os seus gritos, procurem abafar o desejo que o meu pobre coração tem de Te amar.

sábado, março 15, 2008

Domingo de Ramos


No Domingo de Ramos celebramos a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém. A leitura da Paixão na Santa Missa introduz-nos no mistério da Semana Santa.

A bênção dos ramos terá lugar ao pé da Capela da Rainha Santa Isabel no Domingo de Ramos às 11.45h.

segunda-feira, março 10, 2008

Vai e não tornes a pecar


Os escribas e os fariseus apresentaram a Jesus uma mulher surpreendida em adultério, colocaram-na no meio dos presentes e disseram a Jesus: «Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. Na Lei, Moisés mandou-nos apedrejar tais mulheres. Tu que dizes?».
Jesus acrescentou: «Também Eu não te condeno. Vai e não tornes a pecar».
(cf. Jo 8, 1-11)

"Todos os dias, em todos os recantos do mundo, através dos sacerdotes, seus ministros, Jesus continua a dizer: “Eu te absolvo dos teus pecados...”, vai e não tornes a pecar. É o próprio Cristo que perdoa.
“A fórmula sacramental: «Eu te absolvo...», a imposição das mãos e o sinal da cruz traçado sobre o penitente, manifestam que naquele momento o pecador contrito e convertido entra em contacto com o poder e a misericórdia de Deus. É o momento em que, em resposta ao penitente, a Santíssima Trindade se torna presente para apagar-lhe o pecado e restituir-lhe a inocência, o momento em que a força salvífica da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo é comunicada ao penitente [...]. Deus é sempre o principal ofendido pelo pecado – tibi soli peccavi!, só contra Vós pequei! – e só Deus pode perdoar”

João Paulo II, Exort. Apost. Reconciliatio et paenitentia, 2-XII-1984, n. 31